domingo, 16 de novembro de 2008

Stealth Marketing




Stealth Marketing

Todos os dias nós somos bombardeados por propagandas e marketing: na televisão, no radio, propagandas em outdoors, nos ônibus ou nas cartas e e-mails que recebemos.De acordo com especialistas nos recebemos milhares de mensagens com finalidade de nos vender algo todos os dias.
Mas não são essas mensagens obvias e diretas que nos ajudarão a decidir o que comprar, de fato nós as ignoramos, porque estamos cansados de todas essas propagandas.Nos sabemos que aquilo é apenas uma propaganda, e não confiamos nela realmente.
Uma forma genuína e honesta de marketing é o famoso “boca – a – boca”.Família e amigos recomendam algo a nós, por exemplo, um filme confiamos neles e vamos assisti-lo.
Nos aprendemos algo porque escutamos ou ouvimos outras pessoas falarem – no café no bar ou no trem, por exemplo.Mas talvez esse tipo de informação pode não ser tão confiável assim.
As agencias de propaganda estão cada vez mais criativas em nos vender as coisas.Uma nova forma de propaganda está se tornando cada vez comum na Europa e EUA, conhecida como Stealth Marketing, que tem esse nome em alusão aos aviões stealth que não são detectados por radares, ou seja, alguma coisa muito difício de detectar.Stealth marketing é um tipo de advertising que não pode ser detectado pelas pessoas.
Por exemplo, você está em um café ou bar e você ouve pessoas falando sobre um novo tipo de celular ou um novo tipo serviço relacionado.Você pensa que deve considerar o que aquelas pessoas estão falando, principalmente porque você pensa que a informação é honesta e genuína.Mas você pode está errado.Agencias de propaganda especializadas em Stealth marketing contratam atores para irem em lugares específicos e atuam falando de determinados produtos ou serviços.Essas agencias buscam cenários onde estão o seu publico alvo e casuais observadores/ouvintes.A principal diferença é que na televisão você sabe que está sendo vitima de marketing e acaba não dando a devida atenção à campanha.
Mas você não acha esse tipo de propaganda desonesta?As agencias de stealth marketing dizem que não, que tudo é feito de maneira transparente e em alguma das vezes as pessoas são avisadas ao final que foram “vitimas” de stealth marketing.
Então, da próxima vez que você estiver em um bar, café ou mesmo sentado no ônibus e ouvir alguém falando sobre alguma coisa que comprou, antes de você pensar que aquilo é uma excelente recomendação que você ouviu acidentalmente, pense de novo, eles podem ser atores atuando um advertisement.

Baseado no artigo “Stealth Marketing” de Callum Robertison publicado na BBC, London Life.(em Inglês).

Link: http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/radio/specials/1557_london_extra/

Postado por: Tayan Lima

Nenhum comentário: