domingo, 9 de novembro de 2008

O Administrador do Futuro



Administrador do Futuro
Lendo parte do artigo de Anielson Silva da Universidade federal da Paraíba em que o autor discorre sobre um novo cenário para um novo administrador, encontrei um subtópico que me chamou muita atenção, ele expôs um quadro comparativo entre o administrador do passado versos o administrador do futuro.Na sala de aula aprendemos que a informação e o conhecimento crescem incontrolavelmente, e a tendência disso é aumentar, então que papel esperar do administrador do futuro?Desde já respondo é aquele que investe em si mesmo, ou seja, no próprio aprendizado.
As empresas devem se conscientizar que só conseguirão se renovar e permanecer no mercado se investirem no desenvolvimento de todos os atores organizacionais, sobretudo em administradores que consigam introduzir uma nova cultura baseada na aprendizagem contínua, que se processa através da criação e difusão de novos conhecimentos e de mudanças no conhecimento que já foi institucionalizado na empresa, ou seja, suas estruturas, procedimentos, rotinas e processos.
Esses administradores devem ter características específicas para transformar a empresa em uma organização que aprende. Eles devem desenvolver a capacidade de aprendizagem do seu grupo de trabalho, identificando barreiras e bloqueios que podem comprometer o desempenho da empresa; devem procurar renovar constantemente estruturas, estratégias e processos, através da aquisição de novos conhecimentos; ter firmeza e sensibilidade interpessoal, assumindo o papel de um líder transformador, capaz de levar o grupo ao autodesenvolvimento e melhorar o desempenho da organização; atuar de forma interdisciplinar, de modo que possa compreender que qualquer mudança afeta toda a organização e ele é o elemento que dá sustentação a essas mudanças. Além dessas características, o administrador que aprende deve estar consciente de como a aprendizagem pode ser um instrumento que o auxilia em seu trabalho na organização.

Postado por: Tayan Lima

Um comentário:

Rafael Luiz disse...

O texto afirma uma realidade e as organizações contemporâneas precisam cada vez mais investir nos treinamentos de seus funcionários e isso certamente serve principalmente para a alta cúpula.
É papel dos administradores estarem sempre atualizados e aptos às grandes mudanças constantes no mercado.
Parabéns pelo blog!