quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Brazil para inglês ver


Brazil para inglês ver
Paulo Henrique de Araújo

Recentemente, em viagem à Inglaterra, pude aprender e notar quanto uma cultura influencia a forma de viver de um povo. Não que lá seja muito melhor do que aqui, ou que nossa terra seja muito melhor do que a deles.


Apenas são diferentes, e sem o intuito de julgar ou criticar ninguém penso que posso compartilhar algumas lições com vocês. É claro que, viver em um país onde as regras são claras, as leis é bem mais cumprido, em muito ajuda e contribui para a produtividade e crescimento econômico. O que mais me chamou a atenção é a forma como o cliente é atendido. Se você entra em alguma loja, dificilmente vem o vendedor com a fatídica pergunta: - Posso ajudar? Lá os preços estão bem visíveis em prateleiras e gôndolas e a preocupação maior é em expor o produto ou mostrar sua utilidade. Em Londres, bem próximo a Oxford Street, famosa por seu forte comércio, visitei uma loja de brinquedos.

Os vendedores, o tempo todo, ficavam expondo e, literalmente, brincando com os mesmos. Era um correndo com uma enorme bola para lá, o outro com maquininhas de fazer bolas de sabão para cá, carrinhos com controle remoto em pistas próprias ou nos corredores da loja. Em nenhum momento fui abordado, mas sim fiquei impressionado com o ambiente que lá se criava. Por este pequeno exemplo podemos revisar o nosso conceito de criatividade nos negócios que, independente de tamanho ou área de atuação, é o maior diferencial que sua empresa pode ter.

Algumas dicas práticas:


Criatividade é fazer o simples funcionar.

Querendo ter uma grande idéia, algo que vai revolucionar o mundo? Coisa para poucos. A grande maioria das pessoas pensa que para ser criativo tem de ser um grande artista ou realizar grandes feitos. Também, é claro. Mas a verdadeira criatividade está na capacidade de colocar uma idéia em prática. Não importa o tamanho, saiu do papel, virou realidade você pode se considerar uma pessoa criativa. Associe sonhos, imaginação, com realização. É preciso pesquisa, planejamento e capacidade de execução. Lembre-se que dizia o grande mestre: 1% de inspiração e 99% de transpiração. Teve uma idéia: mangas para cima e ao trabalho!

Equipes criativas precisam de ambientes criativos.

O trabalho é aquela mesmice, os móveis estão sempre no mesmo lugar, as políticas são as mesmas? Tudo é sempre igual? Mude. Não mude tudo o tempo todo, mas mude o que precisa ser mudado. Sua equipe precisa de estímulos para dar idéias e fazer acontecer. Sua equipe é como aquele cliente, muito especial que garante o sustento de sua organização. Portanto crie estímulos para que ela contribua para o crescimento de sua empresa. Crie um ambiente diferenciado, alegre, iluminado. Ambiente tem a ver com instalações físicas, mas com boas políticas e diretrizes também. Respeito mútuo, comunicação clara, feedbacks regulares. O seu discurso deve ser condizente com a ação. Evite falar uma coisa e fazer outra.

Crie circunstâncias positivas.

Clemente Nóbrega, brasileiro e um dos maiores pensadores de administração do mundo, nos ensinam que devemos aprender a observar as circunstâncias em que nossos clientes compram. Confesso que na loja de brinquedos fiquei muito à vontade e feliz sem a presença de um vendedor que ficaria insistindo para que eu levasse algo. As circunstâncias e o ambiente criado me levaram a meio que sem querer gastar mais do que planejado. Como anda o atendimento de sua empresa? É exatamente igual a todos os seus concorrentes ou similares? Produtos hoje é commodities, é tudo muito parecido. A diferença está na criatividade que sua empresa tem para criar uma circunstância que leve o cliente ao impulso ou desejo de comprar. Faz tempo que as padarias não vendem pães e doces. Vende o sabor, o prazer de adoçar a vida, a conveniência. Posso citar alguns pontos como vitrine, decoração, a capacidade de me fazer sentir água na boca. O produto ter qualidade? É o básico, o mínimo, obrigação, e não um diferencial.

De gênio e louco todo mundo tem um pouco.

Essa fase é quase um mantra. Se sua empresa é pequena e tem pouco dinheiro, você precisa apostar na criatividade para sobreviver. Mas se sua empresa é grande e tem muito dinheiro, você também precisa apostar na criatividade para sobreviver.

O que quero dizer aqui e que sua capacidade de competir e de crescer é diretamente proporcional a sua capacidade de acreditar no potencial criativo de sua empresa. Não somente de um grande líder, ou de algum iluminado. A liderança tem o papel de desenvolver a criatividade em sua equipe, de torná-la pró-ativa e este é um trabalho árduo, de longo prazo e diário, não feito somente na base de seminários ou frases de efeito. A questão aqui é acreditar que podemos ser diferentes e depois fazer com que os outros, sejam eles clientes, fornecedores ou comunidade, acreditem também. Criar fama dá trabalho.

A fama de que o seu atendimento é diferenciado, que a comida do seu restaurante tem um tempero especial, ou alguma receitinha secreta da vovó, que a sua assistência técnica é rápida e eficiente. Algo que gere comentários positivos e que torne o seu cliente o seu maior vendedor. Todos conhecem vários exemplos de empresas que fazem acontecer, apostam na diferença, têm paixão em servir.

Em todos os casos podemos notar um aspecto comum, lá existe um clima contagiante, uma meta, um objetivo a ser perseguida, a clara visão que a melhoria deve ser contínua, que as pessoas são seu maior diferencial. Agora é hora de você criar o seu próprio case de sucesso, e quem sabe um dia algum visitante inglês volte para a terra da Rainha encantado com o nosso jeito tupiniquim de ser. Pode apostar que esse é nosso maior diferencial.


Postado por: Tayan Lima

Nenhum comentário: