quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O preço de ser CEO: vc quer mesmo pagar?


“O CEO (sigla em inglês para diretor executivo) precisa ser excelente em três aspectos: ele precisa melhorar continuamente os resultados do negócio, estar sempre desenvolvendo suas competências enquanto profissional e saber lidar com a equipe, de maneira que ela apresente bons resultados”.

A explicação é da vice-presidente da SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), Flora Victoria, que conclui: “Então a palavra principal no dicionário do executivo é resultado”.

Competências necessárias a um CEO:

Entender do negócio, Estimular pessoas, Extrair o melhor de cada indivíduo, Saber negociar, Saber fazer análise de mercado, Saber lidar com acionistas, Ter visão sistêmica, Tomar decisões rápidas e eficazes, Pensar em todos e tudo ao mesmo tempo - acionistas, mercado, concorrência, clientes, funcionários,...

Ufa! Tanta coisa!

Enfrentar tudo isso diariamente, gera uma dedicação em demasia com a empresa, consequentemente trazendo EstressE ao CEO.

“O estresse ainda implica problemas hormonais. Isso porque ele gera adrenalina e cortisol, o que causa insônia, porque o CEO não se desliga dos problemas. Isso sem falar de doenças como pressão alta e gastrite”.

Este é o lado negativo de chegar ao topo, pagando um preço caro por estar nesta posição. Mas o lado bom da moeda também existe.

O ótimo CEO é aquele que consegue ter tudo aquilo acima citado e ainda conseguir manter uma vida saudável e equilibrada. Às vezes ele consegue isso sozinho, às vezes ele precisa da ajuda de alguém pra conversar e motivá-lo a seguir por este caminho. Este é o preço positivo, o preço bom a se pagar.

E aí, futuros CEO's qual o preço que vale a pena pagar pelo sucesso???

Fonte de pesquisa: sobreadministração.com

Posted by: Karen Rodrigues.

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