Boas maneiras no trabalho podem ser um ótimo empurrão para sua carreira decolar.
Neste post vamos dar algumas dicas de etiqueta corporativa, como se livrar de saias - justas, etc, ou seja, tudo para aprimorar esta vantagem competitiva tão almejada:
- Incomodar os colegas: saiba que vc trabalha com outras pessoas, de personalidades diferentes, e estas dividem o mesmo espaço físico com vc. Portanto, nada de exagerar no perfume, esquecer desodorante, falar alto, bater o telefone, importunar seu colega com perguntas e conversas, etc.
- A primeira impressão é a que fica: são poucas as chances de impressionar a primeira vista, como numa entrevista, numa apresentação formal ou até mesmo uma auto-apresentação informal. Capriche na sutileza, na naturalidade e na presença de espírito.
- A arte da conversação: Não adianta um currículo impecável se suas conversas vêm seguidas de erros gramaticais, de pronúncia e vocabulários, engole palavras ou não tem firmeza no que fala. Não exagere nos gestos e no tom de voz, nada de expressões estrangeiras, gírias, piadas de mau gosto, brincadeiras excessivas, etc.
- Um mundo melhor: Nada melhor que começar o dia com um sorriso agradável do colega seguido de um "Oi! Tudo bem?" ou de um simples e cordial "Bom dia!". Abraços, beijinho no rosto e tapinhas nas costas são exagerados. Sempre que conhecer alguém, estenda a mão direita com firmeza e acompanhe o cumprimento com um sorriso amável. Se for homem e precisar se levantar para cumprimentar, vá em frente, é cavalherismo. Se for mulher, não se levante. Para cumprimentar à distância: Cumprimenta quem viu primeiro. Num restaurante, por exemplo, se avistar um conhecido acene discretamente, permaneça sentado. Um "Obrigada" "Por favor" "Desculpe nunca é demais e tem poderes pra transformar o ambiente num lugar muito melhor de conviver.
Gente, para mais dicas como estas e como sair de saias - justas como : Gafes em viagens, Situações no restaurante, E-mail, Telefone, Celular, Presentes aos colegas, dentre outras essenciais. Visitem o site da Você/SA, no especial Etiqueta no Trabalho:
http://vocesa.abril.uol.com.br/informado/aberto/ar_185339.shtml
Opiniões com base do artigo "Nada de saia - justa" por Letícia Colombini e expressas por mim mesma (risos).
Posted by: Karen Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário