terça-feira, 11 de novembro de 2008

Etiqueta no Trabalho

Dicas de Etiqueta no Trabalho

Boas maneiras no trabalho podem ser um ótimo empurrão para sua carreira decolar.

Hoje em dia, nas empresas competitivas já não basta ter um currículo impecável para ter sucesso, um pouco de jogo de cintura e bons modos podem ser essenciais.

Neste post vamos dar algumas dicas de etiqueta corporativa, como se livrar de saias - justas, etc, ou seja, tudo para aprimorar esta vantagem competitiva tão almejada:

  • Incomodar os colegas: saiba que vc trabalha com outras pessoas, de personalidades diferentes, e estas dividem o mesmo espaço físico com vc. Portanto, nada de exagerar no perfume, esquecer desodorante, falar alto, bater o telefone, importunar seu colega com perguntas e conversas, etc.

  • A primeira impressão é a que fica: são poucas as chances de impressionar a primeira vista, como numa entrevista, numa apresentação formal ou até mesmo uma auto-apresentação informal. Capriche na sutileza, na naturalidade e na presença de espírito.

  • A arte da conversação: Não adianta um currículo impecável se suas conversas vêm seguidas de erros gramaticais, de pronúncia e vocabulários, engole palavras ou não tem firmeza no que fala. Não exagere nos gestos e no tom de voz, nada de expressões estrangeiras, gírias, piadas de mau gosto, brincadeiras excessivas, etc.

  • Um mundo melhor: Nada melhor que começar o dia com um sorriso agradável do colega seguido de um "Oi! Tudo bem?" ou de um simples e cordial "Bom dia!". Abraços, beijinho no rosto e tapinhas nas costas são exagerados. Sempre que conhecer alguém, estenda a mão direita com firmeza e acompanhe o cumprimento com um sorriso amável. Se for homem e precisar se levantar para cumprimentar, vá em frente, é cavalherismo. Se for mulher, não se levante. Para cumprimentar à distância: Cumprimenta quem viu primeiro. Num restaurante, por exemplo, se avistar um conhecido acene discretamente, permaneça sentado. Um "Obrigada" "Por favor" "Desculpe nunca é demais e tem poderes pra transformar o ambiente num lugar muito melhor de conviver.

Gente, para mais dicas como estas e como sair de saias - justas como : Gafes em viagens, Situações no restaurante, E-mail, Telefone, Celular, Presentes aos colegas, dentre outras essenciais. Visitem o site da Você/SA, no especial Etiqueta no Trabalho:


http://vocesa.abril.uol.com.br/informado/aberto/ar_185339.shtml


Opiniões com base do artigo "Nada de saia - justa" por Letícia Colombini e expressas por mim mesma (risos).


Posted by: Karen Rodrigues.

Nenhum comentário: