segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Cinco dicas para superar a concorrência

A tecnologia capacita mudanças no negócio. A maioria dos modelos de negócio delineados em Outsmart! não teria sido construída sem uma infra-estrutura de tecnologia da informação sólida e inovadora. E em quase todas as empresas o CIO e o CEO eram parceiros operacionais próximos. Mas a lição mais importante que um CIO tem a aprender é que planejar, embora seja uma virtude, pode retardá-lo. Às vezes, é preciso confiar na intuição e agir rapidamente, mesmo que não haja dinheiro para isso no budget. Mas, se você usar todo o seu budget, certifique-se de que é capaz de proporcionar o que o negócio necessita.

Inspire-se na sua equipe. É inspirador observar uma equipe de gestão que tem uma ambição grandiosa para o negócio. Estou sempre em busca do tipo de ambição que conduz a uma estratégia genuinamente competitiva e sustentável. Não é uma ambição pessoal, mas uma ambição a respeito do desempenho do negócio e, em geral, centrada em uma idéia muito sólida de como competir.

Aprenda com a experiência. Dediquei o livro ao meu pai porque ele, na verdade, foi meu primeiro professor de negócio. Ele me ensinou a só depender de mim mesmo e a escolher meus parceiros cuidadosamente. Também era pragmático e, tendo sobrevivido à Grande Depressão, acreditava que trabalho árduo — e alguma inteligência — podia ajudar a vencer praticamente qualquer situação econômica desafiadora. E aprendi que qualquer grande negócio requer trabalho árduo e persistência.

A grandeza emerge em tempos de crise. Os líderes de negócio que mais admiro não são, necessariamente, os que aparecem em capas de revistas. Existem bons líderes que são personalidades importantes, porém admiro mais aqueles que trabalham em silêncio para criar um ótimo negócio. Vou fazer um flashback e falar sobre Jim Burke. Ele foi CEO da Johnson & Johnson na época do desastre da contaminação do Tylenol. Burke lidou com a crise de maneira brilhante e reforçou o compromisso da companhia com seus valores. Também admiro Alfred Sloan, que salvou a GM muitos anos atrás. Ele nos ensinou quase tudo que precisamos saber sobre gestão — exceto quando mudar de estratégia.

Inove em tempos difíceis. Eu diria a um CIO para não se intimidar com uma recessão. As boas empresas crescem até mesmo durante uma crise. Elas descobrem uma idéia nova que fomenta o crescimento ou, trabalhando melhor, tiram clientes de concorrentes assustados. Há sempre uma oportunidade — vá em frente e descubra.


AUTOR: Jim Champy

O especialista em liderança Jim Champy, co-autor de Reengineering the Corporation, escrito em 1993, é chairman da empresa de consultoria em tecnologia Perot Systems. Seu mais novo livro, Outsmart! How to Do What Your Competitors Can't, ensina a vencer no mundo competitivo.

Jarina D'Auria, CIO (EUA)
Publicada em 03 de outubro de 2008


Postado por : Daniel Lima

Nenhum comentário: