segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ética empresarial A sua empresa tem?



Nunca se falou tanto como hoje em dia sobre ética, isto tudo devido aos freqüentes escândalos e de muitas queixas na sociedade, na política, nas indústrias e em todos os segmentos que de alguma forma envolvem ganho financeiro ou até mesmo de status. A sociedade contemporânea cobra das empresas uma atuação responsável e o consumidor de hoje tem consciência da efetividade de seus direitos. Portanto, exige das empresas uma nova postura que exponha suas reais preocupações com questões sociais. Um dos campos mais carentes, constatado na atual sociedade, refere-se à ética profissional, devido o fato de passarmos grande parte de nosso dia no ambiente corporativo onde se desenvolve uma sucessão de escolhas e da prática de virtudes, que nada mais são do que os valores transformados em ação. Uma empresa só pode ser considerada ética se a mesma cumprir de forma clara e transparente com todos os compromissos firmados, ou seja, se adotar uma postura de negócios aberta e agir de forma honesta com todos que mantêm qualquer tipo de relacionamento (colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, etc). Seus valores, rumos e expectativas, devem levar em conta toda essa totalidade de relacionamentos, e seu desempenho também pode e devem ser avaliado devido ao seu esforço no cumprimento de suas responsabilidades sociais, como em sua atuação na forma de empresa cidadã.
Percebe-se que é necessário incutir no empresariado a consciência de que ao estabelecer padrões éticos como missão da empresa, o resultado pode não ser imediato, mas significa ter bons negócios a longo prazo. Quando as pessoas trabalham para uma organização que acreditam ser justa, onde todos estão dispostos a dar o melhor de si para a realização das tarefas, onde as tradições de fidelidade e cuidado são marcantes, elas trabalham com um nível muito mais elevado e com orgulho de fazer parte de numa empresa responsável. Os valores ao seu redor passam a fazer parte delas e elas vêem o cliente como alguém a quem devem o melhor produto ou serviço possível. Bons negócios dependem essencialmente do desenvolvimento e manutenção de relações de longo prazo e as falhas éticas levam as empresas a perderem clientes, fornecedores importantes e profissionais eficientes. Na atualidade a empresa que quiser ser competitiva e obter sucesso tanto no mercado nacional como no mundial, terá de manter impreterivelmente uma sólida reputação no que diz respeito a seu comportamento ético. Através de seus administradores, deve estar ciente de sua responsabilidade. Por meio de sua missão fundamentada numa atuação ética, deve implementar ações sociais e ambientais responsáveis, interagindo assim entre os interesses da comunidade e da empresa, ou seja, detectando necessidades e alternativas de desenvolvimento social e econômico da população, propondo e desenvolvendo formas de solucionar problemas sociais, articulando o apoio e promovendo a elaboração de projetos que visem erradicar carências de todo o tipo. Só assim os funcionários, seus clientes e a sociedade como um todo acabam por assimilar este movimento ético, tornando as pessoas menos céticas e muito mais preocupadas com o bem estar comum.


AUTOR: GREGORY PETTER DOS SANTOS


Postado por: Daniel Lima

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